CMTU promove conscientização sobre uso adequado das faixas de pedestre
Ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (22) e vai se repetir mais duas vezes durante a semana
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou na manhã desta segunda-feira (22), no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua Piauí, na lateral do Bosque Marechal Cândido Rondon, uma ação de orientação com pedestres sobre o uso correto da faixa de travessia. Além das abordagens instrutivas, agentes da companhia fizeram a entrega de panfletos com dicas especialmente voltadas à segurança de quem anda a pé.
A intervenção, que integra o calendário do Maio Amarelo em Londrina, vai se repetir na quarta-feira (24), das 14h às 17h, na Benjamin Constant com a Rio de Janeiro, próximo à Praça Rocha Pombo. Na quinta (25), o trabalho educativo ocorre na avenida Santos Dumont, na faixa de pedestres localizada perto da rotatória com a Juscelino Kubitschek.
De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o objetivo é chamar a atenção dos pedestres para a utilização adequada das faixas de segurança. “Muitos acham que basta se posicionar na borda da via para iniciar uma travessia segura, acreditam que os motoristas têm que parar em todas as ocasiões. No entanto, existem regras e recomendações para a convivência pacífica entre condutores de automóveis e quem se locomove a pé.”
O coordenador explica que, durante as abordagens, os agentes da companhia dão dicas importantes para a preservação da vida no trânsito. “Esperar na calçada, sinalizar com a mão a intenção de atravessar, aguardar o veículo ficar totalmente imobilizado, observar se no corredor entre os carros vêm motociclistas e procurar estabelecer contato visual com o condutor. Todas essas etapas colaboram para que o pedestre vá de um ponto a outro da via sem correr risco de ser atropelado”, afirma.
Ribeiro ressalta que, nos locais semaforizados, a preferência de circulação é sempre disciplinada pelos sinaleiros. Nas ruas sem faixa de pedestre, a travessia deve ser feita o mais longe possível das esquinas, de preferência no meio da quadra. “Próximo a cruzamentos, existe a possibilidade de que carros e motos façam a conversão em alta velocidade, restando pouco tempo e espaço para uma reação caso haja alguém realizando a passagem. Pode parecer óbvio, mas acreditamos que essas dicas contribuem para o processo de conscientização e podem, de fato, salvar vidas”, declara o coordenador.
Atropelamentos - Neste ano, entre os meses de janeiro e abril, Londrina registrou 107 atropelamentos. Do total, seis levaram as vítimas a óbito, sendo que metade das mortes envolveu idosos acima dos 60 anos. No mesmo período de 2016, foram 104 pessoas atingidas por veículos nas vias da cidade, com 9 incidentes fatais.
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